17 Mar 20 | CECÍLIA CARMO - Diretora de Comunicação da FAROL DO MONTE

E, de repente, passámos a ter tempo!

Tempo. Esse bem tão precioso e que teimamos em não valorizar.

“Não tive tempo para… “. “Não cheguei a tempo…”, “É preciso tempo…”, “O autocarro não veio a tempo…”. Tantas e tantas expressões que gastamos diariamente porque o tempo corre, o tempo voa e não conseguimos fazer tudo o que achamos que devíamos fazer. “Se ao menos o dia tivesse mais de 24 horas…”.

Agora queixamo-nos que temos tempo a mais. Claro que nem todos. Há quem tenha, nesta fase tão grave por que estamos a passar, muito pouco tempo. Não é para essas pessoas esta reflexão.

Mas grande parte de nós ganhou tempo. Ficando em casa.

Há muitas “queixas” nas redes sociais e não só, de que não sabemos o que fazer. Reinventemo-nos. Ganhemos tempo a conversar com os nossos (a ganhar ainda mais tempo com quem vive ao nosso lado), a ligar para os amigos a saber se estão bem, a arrumar aquelas prateleiras cheias de livros tortos e empilhados, que víamos todos os dias, mas que não havia tempo para compor. Reinventemo-nos.

Ganhemos tempo com as crianças e com os jovens. Já repararam que passamos o tempo a dizer que não temos tempo para eles? É agora o tempo deles e para eles. Temos agora uma oportunidade soberana para nos adaptarmos à sua forma de ver e estar no mundo

Há tanto que se pode fazer via internet: trabalhar à distância (só aqui ganhamos tempo nas deslocações diárias para o nosso local de trabalho), ensinar (pensar que temos valências que podemos e devemos passar aos outros para melhorarem, também eles, as suas competências), aprender, partilhar experiências, socializar à distância, enquanto não podemos dar os abraços e os beijos que tanto gostamos.

Tenhamos tempo para ser solidários. E positivos!

Ganhemos tempo a ajudar os outros, mesmo que virtualmente.

Os tempos por que passamos não são fácies. Serão melhores certamente daqui a uns tempos, mas por agora, é tempo de cumprir as regras para ajudarmos a matar o tempo desta peste que corre mundo e nos mudou o tempo das nossas vidas.

Mas, sempre em casa!

Depois de tudo passar, o tempo não será como dantes.

Depois de tudo passar, novos tempos virão e teremos que nos adaptar a eles, porque o mundo não será o mesmo como o vivemos e conhecemos até aqui.

#fiquememcasa

#vaificartudobem