Opinião
Porque é que os Atletas estão mais preparados para enfrentar esta crise
Nós humanos, e legitimamente, não gostamos de alterações na nossa vida e os tempos que vivemos estão a obrigar-nos a uma série de mudanças essenciais para a sobrevivência da nossa espécie.
Uma crise mundial, como a que estamos a viver, acarreta uma grande incerteza desde logo em relação à nossa sobrevivência e daqueles que nos são próximos. Sempre que há incerteza há ansiedade que neste caso se junta à falta de controlo. Tudo isto cria as condições ideais para que ocorram sintomas físicos e psicológicos de ansiedade que todos nós já experienciamos numa ou noutra altura das nossas vidas só que aqui exponenciados ainda mais pela generalização da situação e por estar em causa a vida humana como a conhecemos. Agora, imagine-se a acrescer a isto mais uma série de obstáculos que os atletas com quem trabalho estão a passar: muitos não sabem quando poderão voltar a exercer a sua profissão sendo que alguns deles até acabam contrato brevemente e se vêem impossibilitados de lutar por melhorarem as suas condições de vida e dos seus, outros pertencem à pequena minoria que já está qualificada para os Jogos Olímpicos (34 até agora), outros, ainda estão na luta para confirmarem ou obterem as marcas de qualificação que lhes possam dar o tão almejado passaporte pelo qual lutaram toda a carreira, mas mais intensamente ao longo dos últimos 4 anos. Para estes com todos os cancelamentos de provas que tem havido (e bem, pois a saúde de todos nós tem que estar acima de tudo) acresce ainda a incerteza de como irá ser daqui para a frente o processo de qualificação.
Da minha prática enquanto Psicólogo do Desporto há cerca de 30 anos e dos estudos e investigação que tenho realizado estou convencido que a tenacidade (conceito que tenho desenvolvido e elaborado) se tem revelado decisiva para o sucesso dos atletas e é também de ser tenazes que todos necessitamos para enfrentar esta crise e citando Einstein “acabar de vez com a única crise ameaçadora que é a tragédia de não querer lutar para superá-la”!
É nestas alturas que me lembro, já com saudades que brevemente serão mitigadas quando ultrapassarmos este obstáculo, do slogan que temos na Selecção Nacional de Futsal, Campeã da Europa: “Todos juntos, Portugal, Portugal, Portugal!!!