12/07/2021

E OS NOSSOS OLÍMPICOS?

 

Os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 estão quase a começar.

Será no dia 23 de julho.

Temos uma delegação cheia de campeões. Do Mundo, da Europa. E até um campeão olímpico!

Mas temos também inúmeros medalhados em campeonatos do Mundo, da Europa, em taças do Mundo, em grandes provas internacionais.

E temos campeões nacionais.

E o que é que a maioria dos portugueses sabe sobre eles? Reconhecem alguns títulos, mas pouco mais sabem sobre os seus percursos, o seu dia a dia. Sobre o que lutaram para garantirem um lugar naquela que é a prova mais importante do planeta: os Jogos Olímpicos.

Salvo raras e honrosas exceções, poucos são os Órgãos de Comunicação social que dão destaque aos nossos atletas. Não acho que se deva acompanhar cada um deles como se acompanham os jogadores de futebol (da seleção e dos principais clubes). Não temos que saber a que horas foram ao café, se estão ou não bem acompanhados numa ida à praia, ou se publicaram nas redes sociais um “post” mais ousado.

Não. Não temos que saber isso.

Mas devíamos saber quem são, que condições têm para trabalhar, que conseguiram na sua grande maioria concluir os seus estudos universitários, como foi o seu percurso até chegar aos Jogos.

De quatro em quatro anos temos sempre o mesmo problema. Achamos que todos os atletas portugueses vão chegar longe nos Jogos e, quem sabe, até ganhar medalhas! Quando essas expectativas não se concretizam vêm logo muitos criticar o que se gasta nas preparações, se vale a pena termos comitivas com tantos atletas, que foi uma desilusão. E, regra geral, não foi.

Participar nos Jogos é um feito dignos dos melhores do Mundo! Só lá estão os melhores dos melhores. Há quotas para cada prova e mínimos a alcançar. Só assim se garante a presença de cada um.

O próprio Comité Olímpico Internacional atribui diplomas aos 8 primeiros em cada prova. Esta é também uma forma de mostrar que não ser medalhado não é assim tão mau!

Tive o privilégio de acompanhar várias edições de Jogos Olímpicos em trabalho – 4 delas in loco. Tenho o privilégio de conhecer o processo e tudo fiz quando exercia jornalismo para dar destaque aos nossos atletas, tentando contar as suas histórias para além dos meses que antecedem a sua participação olímpica.

Os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 estão quase a começar.

Meus caros. Acompanhem, torçam e tentem saber mais sobre os nossos heróis.

E não critiquem sem fundamento se as coisas não correrem como esperavam que corressem.

Boa sorte a todos os atletas. Uns já olímpicos (porque participaram em edições anteriores) e outros na sua estreia olímpica.

Esta cidadã está a torcer por cada um de vós!