Em Foco
ENTENDIDOS
Tenho um amigo, grande conhecedor de futebol (foi jogador, treinador e é dirigente desportivo) que utiliza uma expressão muito engraçada quando ouve alguns falarem do desporto-rei, como se fossem os mais conhecedores do assunto. E depois, vamos a ver, só dizem disparates…
Quando isso acontece o meu amigo diz: “São uns entendidos”.
Quero com esta introdução roubar a expressão a este homem, que sabe mais de futebol de olhos fechados do que muito boa gente com os olhos bem abertos, para a alargar a outras áreas.
Por tudo e por nada vemos e ouvimos “entendidos” nas televisões, nas rádios e nas redes sociais a darem opinião sobre tudo e mais um par de botas. Falam de tudo como se fosse possível conhecerem tudo a fundo.
Claro que é verdade que todos temos o direito à opinião.
Claro que é verdade que todos damos opinião sobe assuntos para os quais não estamos preparados e temos o direto a fazê-lo.
O que acho é que, todos nós que damos opinião, não devemos ser intitulados como especialistas na matéria, só porque demos opinião.
Para falar com propriedade sobre um qualquer assunto temos de conhecer essa matéria melhor do que qualquer outro comum dos mortais. Devemos estudar em permanência os assuntos da nossa área de intervenção e não ceder à tentação de sermos chamados especialistas para falarmos sobre tudo o que acontece à nossa volta.
Dou um exemplo que nos chega todos os domingos a casa. Paulo Portas é comentador da TVI. Tem falado sobre inúmeros assuntos. Mas tem também a humildade de, em direto, dizer que é ajudado pelos especialistas nas matérias de que vai falar, que estuda e que pede esclarecimento a quem de facto é conhecedor profundo dos assuntos. Por tudo isto, Paulo Portas nunca será um dos muitos “entendidos” que andam por este país.
Há muitos. E parece a moda é dar voz aos “entendidos”. Falar pela rama, muitas vezes com erros de conteúdo, mas falar.
Dar opinião porque sim. Sem consistência.
Parece que a única coisa que importa é dar voz por dar. Acendem-se as luzes e lá estão os “entendidos” do nosso Portugal.